Lua minguante

 

Eu peguei meus netos no colo

E os sentei sobre o muro do quintal

Os fiz caminhar pelo fio do facão de mamãe

Para eles terem equilíbrio

 

Eu os carreguei sobre meus ombros

E os pus sobre minha cabeça

Dentro de minha orí fundaram seus pés

Para eles terem equilíbrio

E paz

 

Eu enxaguei as roupas de meus netos

No molhado de meu suor

E as sequei no varal de fio de ferro

Junto com as gotas de lágrimas

Que a mãe deles não chorou

 

Eu macerei todas as folhas da beira do rio

Da marmelada

Da campanha

Das bandas do Sul até o Uruguai

Descampei os pampas de tanto catar folha sagrada

E macerar

Para curar o peito nu de minha filha

Porque na nossa casa o feminino padeceu de muita dor

 

Eu macerei minhas mãos

E cada um de meus dedos

Junto com as folhas

Para curar minha filha

E a mãe de meus netos

Para tudo em volta se equilibrar

 

Eu juro que fiz

Tudo o que pude fazer

Mas tive que carregar meu bebê no colo

Antes que sua hora tivesse chegado

Comentários

Postagens mais visitadas